07 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
25/11/19 às 14h57 - Atualizado em 26/11/19 às 10h13

Museu Histórico de Planaltina

COMPARTILHAR

 

O Museu Histórico e Artístico de Planaltina é sediado em uma casa construída entre os séculos XIX e XX por Afonso Coelho da Silva Campos, a casa abriga o Museu da Cidade desde 1974. No museu , os visitantes conhecerão, por meio de objetos da época, um pouco mais do modo de viver de seus habitantes e da história do antigo município goiano e da mudança da nova capital.
Os primeiros moradores da Casa foram Salviano Monteiro Guimarães, sua esposa Olívia e seus oito filhos – Gabriel, Francisco, Hosannah, Sebastião, Maria América, Gabriela, Salviano e Dulce.
No tempo do Coronel Salviano, a Casa era uma das residências mais confortáveis da cidade, com água encanada, luz e telefone. Tornou-se o símbolo da influência de Salviano na região e ponto de referência para a recepção e hospedagem de autoridades, o trato de negócios, comemorações e festividades diversas.
Após o falecimento de Salviano e Olívia, a Casa foi herdada e passou a ser a residência de sua filha Maria América, seu marido Francisco e seus filhos Stela dos Cherubins, Olíbia Terezinha Guimarães, Salviano Neto, Maria Dione, Dinalva, Marilda e Maria Helena.
No final de sua vida, Maria América transferiu a Casa ao Governo do Distrito Federal, para que nela fosse implantado o Museu Histórico e Artístico de Planaltina, para ser o depositário, guardião e propagador da história do Planalto e da cidade de Planaltina.

 

RA-VI – Administração Regional de Planaltina
Nome Atribuído: Museu Histórico e Artístico de Planaltina
Localização: St. Tradicional Q 57 -Planaltina – Brasília-DF
Decreto de Tombamento: Decreto nº 6.939, de 19/08/1982, DODF de 19/08/1982

Horário de Funcionamento: Quarta a domingo, das 8h às 12h e das 14h às 18h 

 

Decreto nº 2.452 de 29.11.1973

Decreto nº 6.939 de 19.08.1982

Bens Imóveis Incorporado

 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros