22 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
3/07/23 às 11h36 - Atualizado em 1/04/24 às 10h30

Após ampliação, Hospital de Planaltina triplicará atendimentos de imagem

COMPARTILHAR

 

Adequações da estrutura física, aquisição de equipamentos e uma nova subestação de energia elétrica permitirão que o Centro Radiológico do Hospital Regional de Planaltina triplique os atendimentos de imagem para diagnóstico. Além disso, o local terá capacidade para duplicar o número de exames de raios X fixos ofertados.

Após a reorganização do centro, hoje estão disponíveis quatro salas para radiografias e duas para ecografias, além de espaços preparados para acomodar mamógrafo e tomógrafo e salas de preparo do paciente e de laudos. O funcionamento completo do centro aguarda aquisição de novos equipamentos, cuja compra já foi solicitada à Secretaria de Saúde (SES).

“Quando o centro radiológico estiver em plena atividade, será capaz de triplicar os atendimentos de imagem de apoio diagnóstico e expandir a realização de exames, como mamografia e tomografia”, aponta a gerente da Assistência Multidisciplinar e Apoio Diagnóstico, Maria do Socorro Aguiar. Atualmente, o hospital executa exames de imagem de urgência e emergência e conta com três aparelhos de raios X móvel, todos em uso, beneficiando a população de Planaltina.

 

Ampliação

A reforma busca modernizar a estrutura existente e prevê a instalação de dois novos geradores para atender em casos de emergência. Além disso, de acordo com o diretor administrativo da Região Norte de Saúde, Márcio Pascoal Ribeiro, a fiação elétrica será trocada. “Teremos benefícios econômicos e mais qualidade em todos os setores na unidade”, avalia.

Além das adequações, um novo bloco auxiliar está sendo construído no hospital. Com dois pavimentos, a estrutura terá 30 leitos de enfermaria, 13 de internação pediátrica, nove dedicados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e mais nove cadeiras para diálise.

Outros benefícios passarão a ser oferecidos após a conclusão da obra, como salas acústicas para atendimento da fonoaudiologia,  áreas para fisioterapia e serviço social e o Centro de Especialidade Odontológica (CEO) tipo III, com sete cadeiras odontológicas – além do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie), que contará com salas especiais e climatizadas destinadas a vacinas.

O prédio abrigará ainda postos de enfermagem, quartos de isolamento, sala de equipamentos e de curativos e áreas de prescrição médica, entre outros setores. Com conclusão prevista para abril de 2024 e aporte de R$ 18,3 milhões, a obra está em fase de execução de estrutura, vigas, pilares e primeira laje.

Seguem avançados os trabalhos de conclusão da nova subestação de energia, com investimento de R$ 1,3 milhão. “A subestação atenderá de forma mais eficiente as necessidades do hospital; com isso, haverá melhorias nas condições de fornecimento de energia dentro da unidade e, consequentemente, na sua capacidade de atendimento”, resume o diretor administrativo.

 

*Fonte: Agência Brasília (https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2023/06/29/apos-ampliacao-hospital-de-planaltina-triplicara-atendimentos-de-imagem/)

Mapa do site Dúvidas frequentes