09 de agosto

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
1/07/22 às 15h23 - Atualizado em 1/07/22 às 15h23

Pavimentação da DF-128 e do Córrego do Arrozal é entregue

COMPARTILHAR

Duas importantes obras de pavimentação foram entregues em Planaltina nesta quarta-feira (29): a da DF-128 até a pedra fundamental e a de pavimentação, drenagem e calçadas do Núcleo Rural Córrego do Arrozal.

“Temos a obra da pedra fundamental, que atende diversas famílias; e, no Córrego do Arrozal, uma comunidade que estava abandonada na poeira, e nós chegamos com o asfalto, a drenagem e calçadas”, declarou o governador Ibaneis Rocha. “Na nossa gestão não falta disposição para o trabalho. Planaltina avançou muito em quatro anos, mas ainda temos muito a fazer.”

Trecho que liga a rodovia à pedra fundamental do DF ganhou 2,2 km de asfalto | Foto:  Renato Alves/Agência Brasília

A primeira obra foi executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER) e contou com investimento de R$ 3 milhões. Foram construídos 2,2 km de asfalto ligando a pedra fundamental de Brasília à DF-128, com uma ciclovia de igual tamanho. O trabalho executado beneficia mais de 10 mil motoristas que circulam diariamente pelo local e 100 mil famílias que moram na área rural próxima à rodovia.

Iniciado em fevereiro deste ano, o serviço contou com a limpeza da área, terraplenagem, pavimentação asfáltica, implantação de meio-fio e sinalização horizontal e vertical. Os trabalhos foram executados pelo DER, com recursos e maquinários do órgão.

Pavimentação e drenagem

“Um lugar como a pedra fundamental, em qualquer lugar do mundo, seria um ponto de visitação, e todos diriam que é um lugar maravilhoso”, pontuou o diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur Júnior. “E ele estava abandonado há 100 anos. Precisou o governador Ibaneis Rocha chegar para cuidar dele.”

Ainda segundo o DER, o asfalto chegará em breve à Escola Classe da Pedra Fundamental. Após licitado, esse serviço será executado pelo programa Caminho das Escolas. Já a pavimentação de 2 km, drenagem e calçadas construídas no Núcleo Rural Córrego do Arrozal é um serviço da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) que contou com investimentos de R$ 1.865.000. Além de Planaltina, essa obra também atende moradores de Sobradinho.

“É uma obra completa, com pavimentação, iluminação, asfalto, calçada”, disse o diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite. “Faremos depois a ciclovia e, no período de chuva, plantaremos grama na região. Tudo isso em benefício de mais de 10 mil pessoas que moram na região.”

Morador do Córrego do Arrozal, o produtor rural Nicodemes Lopes está animado com a obra. “Esse asfalto é um sonho realizado”, comemorou. “Moro aqui há 35 anos e batalhamos para conseguir esse asfalto. Íamos para um lado e para o outro e não conseguíamos. Desde sempre queríamos esse asfalto, e agora ele chegou com iluminação, calçada e a drenagem.”

Mapa do site Dúvidas frequentes