20 de setembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
1/10/20 às 14h02 - Atualizado em 11/10/20 às 14h20

Casa antiga de Planaltina é demolida

COMPARTILHAR

Lamentavelmente uma construção da nossa história se despede de uma forma triste no dia 30 de setembro de 2020. O proprietário da casa antiga, conhecida com casa da Dona Negrinha, localizada na Avenida Salvador Coelho, escolheu demolir a construção. Ressaltamos que essa propriedade se trata de uma propriedade particular e que nós enquanto administração não temos poder sobre a construção. 

Entenda o caso: 

No dia 29 de setembro, parte da parede desse casarão amanheceu no chão. Uma parte do muro que ficava entre dois portais de madeira não resistiu ao tempo e desmoronou. Imediatamente a Administração de Planaltina foi ao local assim que teve ciência do ocorrido e, para evitar que pessoas entrassem no local, fechou o espaço com maderite e entrou em contato com o proprietário e a Defesa Civil. 

No final da tarde, a Defesa Civil foi ao local e notificou o proprietário, para que tomasse as providência, destacando a importância de verificar a questão do patrimônio histórico da edificação. Porém, no dia seguinte pela manhã, Planaltina foi surpreendida com a demolição de toda estrutura. 

Segundo Decreto nº6.939, de agosto de 1982, o Museu Histórico e Artístico de Planaltina é tombado e essa proteção se extende ao seu entorno, abrangendo a área em que o casarão foi demolido. 

Agora, a Secretaria de Cultura tomará as providência cabíveis. 

 

Pedimos que todos que são proprietários particulares de imóveis históricos, que preservem suas importantes construções.

Nós, enquanto Administração, desde que assumimos essa gestão, em maio 2020, estamos nos empenhando para cuidar e revitalizar os espaços. Veja o que está sendo feito:

 

– Prefeitura Velha: Estamos desenvolvendo projeto de recuperação e reforma da Prefeitura Velha, buscando verba com a Secretaria de Saúde e com IBRAM;

–  Casa de Câmera e Cadeia (Casa do Artesão): Estamos buscando verba junto ao IBRAM, para restauro do Espaço;

– Cemitério Antigo: Fizemos um levantamento das pessoas que foram enterradas no local e estamos entrando em contato com os entes próximos e, em seguida, conversaremos com a comunidade cultural, para dialogar sobre o que pode ser feito no local;

– Revitalização do Centro Histórico: Criação do projeto de revitalização da praça Salviano Guimarães e da Praça da Igrejinha. Esse é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitacional, que será executado por recursos de compensação ambiental e executada por empresa especializada, com apoio da Administração de Planaltina. 

 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros