19 de outubro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
10/02/20 às 16h04 - Atualizado em 10/02/20 às 16h04

Carreta da Saúde chega à Planaltina

COMPARTILHAR

Carreta da Saúde chega à Planaltina

Planaltina recebe Consultório Itinerante da Hanseníase, para atender a comunidade com suspeita da doença. De hoje a quarta (12), a Carreta estará estacionada em frente à Administração de Planaltina, com equipe da área de saúde, atendendo à população.

Serão atendidas as pessoas que tiverem algum tipo de mancha na pele ou sensibilidade nos nervos, que são os sintomas mais frequentes da doença. Para participar, basta ir até o consultório itinerante, preencher o cadastro e em alguns minutos será atendido.

Essa ação é realizada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, em parceria com o Ministério da Saúde e Administração Regional, e será realizada em 13 regiões do DF. Em Planaltina, a ação conta com 3 médicos, 2 enfermeiros e 2 técnicos em enfermagem, todos servidores da Secretaria de Saúde do DF.

 

Hanseníase

É uma doença contagiosa, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, e atinge principalmente a pele e os nervos, podendo causar deformidades e incapacidades físicas. Pode ser transmitida por vias aéreas e contato próximo com pessoas que possuem a doença e não estão em tratamento.

Para diagnóstico da doença, é realizado exame dermatoneurológico, com teste de sensibilidade e dos nervos. Manchas no corpo, com alteração da sensibilidade no local; caroços, dor e sensação de fisgadas ao longo dos nervos dos braços, mãos, pernas e pés, são alguns sintomas da doença.

A hanseníase tem cura, basta seguir o tratamento adequado, através de antibióticos, disponibilizados na rede do SUS.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros