21 de setembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
25/01/20 às 16h40 - Atualizado em 27/01/20 às 14h18

Todos unidos contra a dengue

COMPARTILHAR

Todos unidos contra a dengue

Vigilância Ambiental e Bombeiros Militares realizam inspeção domiciliar, para orientação e tratamento focal

Neste sábado, 25, equipes da Vigilância Ambiental e 80 militares do Corpo de Bombeiro realizaram visita aos moradores das Estâncias 2,3 e 5, em Planaltina, para tratamento focal e orientação sobre como prevenir contra focos do Aedes Aegypti.

A chefe do Núcleo Regional de Vigilância Ambiental de Planaltina, Michelle Peçanha, explica que a escolha do local se deu ao grande índice de focos encontrados nas visitas realizadas anteriormente e casos confirmados de dengue em 2019 na região. Mas ela destaca “Essas visitas serão realizadas em vários Bairros. Algumas maiores, com ajuda do corpo de bombeiro, e algumas com nosso pessoal da vigilância ambiental. Diariamente, realizamos essas visitas de orientação e tratamento focal”, pontua Peçanha.

Para Emília, que sempre morou na Estância, “essas visitas são muito importantes, pois não basta eu fazer a minha parte, meus vizinhos também precisam dessa conscientização. Tem que ser um trabalho em conjunto. É um ajudando o outro e todos contra esse mosquito”, destacou a moradora.

Devido ao dia chuvoso, não foi possível visitar todas as casas, conforme planejado, mas o trabalho continuará no decorrer dos dias.  

 

Intensificação das ações

Em novembro 2019, o Governador Ibaneis Rocha lançou em Planaltina o programa “Todos Contra a Dengue”, com objetivo de adotar uma série de medidas para reduzir os casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, principalmente no período de chuva.

Essas ações irão ocorrer durante todo o ano. As equipes da Vigilância Ambiental realizam as visitas e identificam os pontos de maior índice focal. As ações maiores, são realizadas em parceria com os militares do Corpo de Bombeiro, que foram treinados para ajudarem nessas ações. Além de inspecionar os domicílios, essas visitas têm como objetivo sensibilizar a população para os cuidados e a prevenção da dengue e demais doenças causadas pelo Aedes Aegypti. Para isso, é preciso que os moradores estejam atentos para receber os militares e agentes, e colaborarem seguindo as recomendações, para não criar focos do mosquito em suas residências.

 

Ação conjunto no Bairro de Fátima

Além da visita dos agentes e militares nas Estâncias, no mesmo dia, no Bairro de Fátima, também houve ação de conscientização sobre os cuidados com os focos de dengue, para os moradores do Bairro.

Essa foi uma ação conjunto da Administração de Planaltina, com a Vigilância Ambiental e Secretaria de Saúde, juntamente com a Associação do local: Espaço DUCA.

Houve orientação para os adultos, explicando os cuidados necessário para não deixar água parada em suas casas; Além disso, foram entregue kits de higiene para as crianças.

A idealizadora do evento, Renata Rodrigues, Gerente Social da Administração de Planaltina, destaca a importância dessas ações, principalmente nos locais de maior vulnerabilidade. Ela pontua que no ano passado, a região foi uma das mais afetadas, tendo muitos casos de dengue. “Essa região tem muitas crianças pequenas, precisamos fazer um trabalho bem próximo sobre a dengue com a comunidade”, destacou.

Mesmo com chuva, os organizadores visitaram algumas casas, para orientar as famílias sobre os cuidados contra dengue. 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros