19 de outubro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
16/08/19 às 9h35 - Atualizado em 16/08/19 às 9h35

Exposição Planaltina 160 anos e Lançamento do Livro: História de Planaltina em documentos.  

COMPARTILHAR

Exposição Planaltina 160 anos e Lançamento do Livro: História de Planaltina em documentos.  

Neste mês de agosto, Planaltina comemora 160 anos, é a Cidade mais antiga do Distrito Federal. Para não passar em branco uma data tão especial, uma série de eventos em comemoração ao aniversário serão realizadas. 
 
No dia 16/08, haverá Exposição no Museu de Planaltina, com fotos antigas da Cidade e de eventos da região, materiais de festas tradicionais da Cidade, roupas antigas e muitos elementos que foram sendo guardados e documentados ao longo desses anos. 
 
Além disso, será realizado o lançamento do livro do Professor, pesquisador e historiador, Robson Eleutério, que tem como título: História de Planaltina em Documentos.  

A obra “História de Planaltina em Documentos” é resultado da seleção de fontes documentais e orais, reunidas pelo autor ao longo da última década, no qual se aborda uma narrativa remontando ao contexto histórico do Mestre d’Armas, ainda no período colonial da história do Brasil, se estendendo até o surgimento de novos bairros na cidade, na última década do século XX.  

De leitura bastante acessível ao público, está dividida em oito capítulos, incluídos 160 documentos antigos, fotos, mapas e depoimentos, essenciais para a historiografia da região.  

Além da exposição e do lançamento do livro, haverá uma roda de conversa, aberta ao público, para contar histórias que aconteceram ao longo desses 160 anos. Planaltina é uma cidade que ainda carrega consigo uma cultura muito forte, e habita muitas famílias tradicionais, que participaram ativamente da história de Planaltina.  

O evento será sexta-feira, dia 16, no Museu de Planaltina, às 19h, e será aberto ao público que tem interesse em conhecer um pouco mais sobre essa Cidade, que carrega consigo 160 anos de muitas histórias e tradições.  

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros