03 de agosto

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
21/06/20 às 10h41 - Atualizado em 21/06/20 às 13h29

Sonho antigo da comunidade do Vale do Amanhecer

A construção da Unidade Básica de Saúde do Vale do Amanhecer é uma conquista de mais de 30 mil pessoas. Em 2019, essa população esteve perto de ter seu único ponto de atendimento em saúde despejado. Esse problema foi resolvido, mas não de forma definitiva, tendo em vista que a atual UBS do Vale funciona em um imóvel alugado e que, portanto, não foi feito com a finalidade de abrigar um posto de saúde.

No começo de maio, fizemos neste espaço uma postagem sobre o início das obras da UBS do Vale do Amanhecer. Essa realização de um verdadeiro sonho, que chega para desobrigar cada família, cada morador, de ter que se deslocar para outras localidades de Planaltina em busca de atendimento médico e dentário.

Construída sob os mais modernos e rigorosos critérios técnicos, a estrutura será erguida em local adequado, sem oferecer risco à natureza ou aos costumes e culturas do Vale, respeitando sua história, tradições e aspectos religiosos. 

Mas, infelizmente, por duas vezes a Justiça foi acionada, no sentido de que se embargasse a obra. No primeiro momento, após a apresentação de toda documentação, o andamento da obra foi autorizado. O Governo do Distrito Federal se colocou à disposição e apresentou todas as documentações e estudos solicitados, comprovando a legalidade da obra. O juiz concluiu que a construção seguiu todas as exigências e que a obra não fere em nada a religião local.

No início de junho, houve uma nova tentativa, solicitando paralisação das obras. No entanto, no dia 18 do mesmo mês, o juiz Carlos Medeiros revogou a liminar emitida e autorizou a continuidade dos trabalhos, reafirmando a licitude de todo processo e construção da edificação.

Ratificamos que todos os estudos técnicos foram realizados antes do início da obra e que a área em questão é pública e segue todos os requisitos para esta construção.

Investir em saúde é investir em vidas. O Governo do Distrito Federal e a Administração de Planaltina estão empenhados em garantir acesso à saúde a toda comunidade. O Vale do Amanhecer será o primeiro bairro a ter 100% de atenção primária em saúde, com a construção da UBS que já está em andamento e, ainda, de uma segunda unidade, na Vila Pacheco, também no Vale do Amanhecer. 

Destacamos aqui que temos total respeito pela religião e pelos moradores, e que tudo o que estamos fazendo, dentro da lei, da ética e com todas as comprovações, é para garantir acesso à saúde pública, a todas as famílias que dela precisam. 

Estamos abertos ao diálogo e prontos para prestar qualquer tipo de esclarecimento.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros