22 de julho

GDF - Administrações Regionais
28/05/19 às 14h48 - Atualizado em 7/06/19 às 14h00

Unidos por Planaltina

 

É tempo de ação! Desde janeiro 2019, a Administração de Planaltina, juntamente com outros órgãos do Governo do Distrito Federal, vem realizando ações de limpeza na Cidade e ações preventivas e contra proliferação do aedes aegypti. Veja algumas ações realizadas nesses 5 meses:

 

No final de janeiro, realizamos o primeiro SOS DF, com mutirão de limpeza na Cidade, para retirada de entulhos e execução de outros serviços, como tapa-buraco e poda de árvores. Nesta ação, foram retiradas cerca de 200 toneladas de entulho. Além disso, a Vigilância Ambiental, em parceria com o Corpo de Bombeiro, realizou ação de manejo em bairros de Planaltina. A operação realizada pela equipe da Vigilância Ambiental e 350 militares do corpo de bombeiro, teve como resultado: 6330 imóveis e encontrados 9210 locais propícios para criação do mosquito transmissor. Desses, foram eliminados 221 focos.

 

Em fevereiro, 400 militares do corpo de bombeiro visitaram casas em Planaltina, para inspeção e educação ambiental, visando prevenção contra o Aedes aegypti. Esta foi uma ação conjunta do Corpo de Bombeiro e Vigilância Ambiental, com parceria da Administração de Planaltina. Foi realizada, também, ação de manejo, para retirada de inservíveis no Quintas do Amanhecer 1 e 2. Ainda em fevereiro, a Administração de Planaltina, juntamente com SLU e Vigilância Ambiental, realizou ação de manejo em uma residência do Araponga, atendendo carta pública da comunidade, para retirada de entulho da casa de um acumulador.

 

No início de março, Planaltina recebeu mais uma etapa do SOS DF na Cidade, com mais retirada de entulho. Houve, também, ação de manejo, para recolhimento de lixo e entulho das casas, para evitar criação de focos do mosquito. Em lugares com grande índice de casos de dengue, o carro fumacê passou no local, para controlar a circulação viral do mosquito. Na Estância, equipe da Vigilância Ambiental realizou visita nas casas, coletando e tratando os focos do mosquito da dengue e realizando o bloqueio focal.

 

Abril iniciou com mais uma operação contra dengue, dessa vez, no Vale do Amanhecer e Arapoanga. Equipe da Vigilância Ambiental e homens do Exército Brasileiro realizaram visitas nas casas do Bairro.

 

Em maio, tentas da Secretaria de Saúde foram instaladas, para atender a comunidade que está com suspeita de dengue, realizando teste rápido e hidratação oral e venosa. Além disso, a Administração de Planaltina, em parceria com o SLU e Governo do Distrito Federal, realizou mutirão de limpeza e retirada de entulho na Cidade. Ao todo, foram disponibilizados 30 caminhões, que fizeram a coleta desses entulhos em áreas de grande acumulo de lixo descartado indevidamente na região.

 

Outras ações foram realizadas ao longo desses 5 meses de Governo. Campanhas de conscientização pelas redes sociais; teatro infantil nas Escolas Públicas de Planaltina, dentre outras ações.

O Governo do Distrito Federal, a Administração de Planaltina e demais órgãos do Governo estão trabalhando para organizar a Cidade, mas é preciso que cada cidadão, cada morador da região, faça sua parte. Não jogue lixo em lugar indevido, nem deixe objetos expostos ao acumulo de água. Cheque suas casas, não deixando água parada em pneus, vasos, garrafa e calhas. Dengue é coisa séria e a responsabilidade é de todos nós!

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros